Storytelling

Um dos maiores desafios da gestão e liderança é como motivar as pessoas. Como promover o alinhamento dos colaboradores em torno da estratégia organizacional e, sobretudo, como gerar o engajamento e compromisso das equipes para o efetivo atingimento das metas da organização. A solução pode ser contar histórias.

Ao contarmos uma história envolvente, conquistamos credibilidade, seja para nós mesmos, seja para nossas ideias. É assim que se inspira um público e se lidera uma empresa. Seja qual for o objetivo, ganhar de um colega, conquistar uma equipe, um executivo, um recrutador, ou todo o público de uma reunião, ter uma narrativa eficaz é fundamental. 

Storytelling, ou contação de histórias, é uma tradição social que acompanha a civilização humana desde seus primórdios. Entretanto, como ferramenta de gestão, ela começou a ser mais frequentemente utilizada nas duas últimas décadas. Como narrativa de uma experiência vivida por uma pessoa ou grupo, a história é uma reimaginação impregnada por emoção e detalhes suficientes para provocar a imaginação do ouvinte para “viver” a experiência contada como se fosse real.

Algumas empresas têm institucionalizado a storytelling como prática gerencial, fazendo seu uso em diversas atividades tais como comunicação corporativa, liderança, propaganda e gestão de pessoas. 

Na Nike, por exemplo, todos os altos executivos são designados “contadores de histórias corporativas”. Eles contam a história de como o cofundador Bill Bowerman despejou borracha no aparelho de waffle de sua esposa para criar um tênis de corrida melhor, inaugurando uma trajetória de inovação na cultura da empresa.

O papel do líder como contador de histórias.

Storytelling é uma importante habilidade da liderança para cumprir sua função de inspirar e motivar pessoas. 

Nelson Mandela, reconhecido mundialmente por suas habilidades de liderança, costumava contar histórias sobre o período em que ficou preso para influenciar e inspirar os seus seguidores. Como exemplo de líder autêntico e transformacional, ele conseguiu remodelar uma nação inteira!

Por fim, o storytelling pode garantir ou destruir qualquer iniciativa. Uma narrativa mal feita pode destruir até as melhores ideias, enquanto uma boa narrativa pode cativar o público ao apresentar um conceito fraco de forma bem elaborada. Exige prática, mas, quando bem feita, uma boa narrativa pode ter grande impacto na sua equipe, na sua empresa e em toda a sua carreira.

Que tal aprender mais sobre Storytelling? Uma boa história pode ser utilizada para convencer pessoas, vender um produto, compartilhar uma ideia, transmitir uma informação difícil ou facilitar a compreensão de dados. 

Invista na habilidade da Comunicação da liderança.  Entre em contato comigo e vamos conversar!

Você também vai gostar: Liderança ambidestra: você está preparado para o futuro?