A linguagem de programação é uma forma de comunicação que permite que os desenvolvedores transmitam instruções para computadores. Esses, então, executam instruções e seguem processos definidos. 

A cabeça da sua equipe não é diferente disso… Eles têm uma série de instruções que conseguem compreender e realizar: executam tarefas, estabelecem comunicação e seguem processos definidos. E ambas as linguagens têm um objetio em comum… Resultado. 

Contudo, nossa comunicação depende da organização desses comandos e instruções no hardware (digo, cérebro… rs) da sua equipe. De verdade? Um programa (digo, um pensamento…) desorganizado sempre traz transtornos e alguns “bugs” (como o retrabalho…).

E só tem um jeito de arrumar isso: Estruturando a Linguagem Mental da sua equipe.

Mas qual a linguagem que “programa” a sua equipe? 

A comunicação estratégica é um componente importante de qualquer equipe de trabalho. A “linguagem de programação” da equipe se refere à maneira como os membros se comunicam e trabalham juntos para alcançar seus objetivos.

Algumas características da linguagem de programação da equipe podem incluir:

Clareza: As comunicações são claras e precisas, evitando ambiguidades ou mal-entendidos.

Transparência: As informações são compartilhadas abertamente e honestamente, permitindo que todos os membros da equipe estejam cientes do progresso e dos desafios.

Feedback: Os membros da equipe dão e recebem feedback construtivo de forma regular, o que ajuda a melhorar o desempenho individual e coletivo.

Comunicação direta: As comunicações são diretas e objetivas, evitando jargões ou termos técnicos desnecessários.

Respeito: As opiniões e ideias de todos os membros são respeitadas e consideradas, mesmo quando há desacordo.

É importante que a equipe estabeleça e mantenha uma linguagem clara e eficaz para garantir que todos os membros estejam alinhados e trabalhem em direção aos mesmos objetivos. A comunicação eficaz também pode ajudar a resolver problemas de forma rápida e eficiente, e a melhorar a moral da equipe e aumentar a colaboração e a inovação.

E como implementar melhorias na linguagem da equipe?

Quando nós falamos de Redação Empresarial (RE), o que você pensa? RE é uma das formas de comunicação mais usadas nas empresas e, ao mesmo tempo, uma das mais mal compreendidas. RE não é só sobre o que vai no papel. Quando falamos de qualquer texto escrito, ele tem que ser pensado antes de estar no papel. 

“Ok, Laila. Isso eu sei… mas e ai?” 

Então, se nós falamos de processos claros, de textos coerentes, de produtividade… nós estamos falando de algo que precisa vir antes: pensamento estruturado (e devidamente programado). 

Se falta organização das idéias, se não está claro como as coisas funcionam dentro das cabeças de sua equipe, como seguir um processo estruturado? Como montar um texto claro?

Por fim, é sobre uma visão mais estratégica da comunicação que nós estamos falando. E também sobre como (por meio da RE) nós podemos estruturar como os colaboradores e as suas equipes irão produzir mais, melhor e em menos tempo.

E Agora?

Você percebe como a forma como comunicamos está intimamente ligada a uma estrutura de como pensar? Faz sentido para você? Sim!! Então… Vamos conversar sobre como “reprogramar” a sua equipe para se comunicar de forma mais efetiva e eliminar os “bugs” que geram o retrabalho!

Entre em contato comigo e vamos falar de Comunicação (e pensamento) Estratégica!

Abraços, Laila Vanetti