Sei que a palavra “problema” é ruim de ouvir, mas é preciso reconhecer a existência de um problema para encontrar a solução, concorda?

O cenário pandêmico gerou vários desafios e problemas, além de tornar visíveis outros que estavam encobertos no mundo, no Brasil e nas empresas.

O mundo corporativo foi surpreendido com o inesperado: a necessidade quase que total de aplicar o modelo de trabalho home office aos colaboradores, funcionários. A transição do presencial ao on-line impactou a realidade organizacional, gerando insegurança, fragilidade e dificuldades sérias que, em muitos casos, acarretaram demissões.

Onde está o maior problema então? A comunicação é vital para sustentar e gerar o desenvolvimento organizacional. Pensando nisso, se essa comunicação falha ou está em crise, problemas sérios podem acontecer.

A maior dica do processo comunicativo é: na comunicação, toda informação importa, isto é, os sinais verbais e não verbais precisam ser percebidos e interpretados com veemência por todos que estão envolvidos no processo.

Aqui está o desafio: como fazer isso no mundo on-line. Antes de apresentar a solução, vamos pensar juntos sobre algumas questões que aponto abaixo. Analise e veja se você, profissional, vive ou viveu essas situações recentemente:

– Ansiedade para se adaptar a novas plataformas de comunicação;

-Insegurança com sua performance no uso dessas ferramentas;

-Dificuldades para se comunicar nesse novo ambiente, em que sua casa se tornou uma extensão física da empresa, sejam elas relacionadas ao espaço físico, às emoções, ao desempenho etc.;

-Já não é mais tão rápido ou fácil contatar sua equipe, seus parceiros como antes;

-O tempo ficou mais curto para tantas novas responsabilidades;

-Necessidade diária de ser mais objetivo e produtivo;

-Nas apresentações, reuniões on-line, sente-se inseguro para falar e se expressar com autoridade no assunto;

-Ainda não domina sua comunicação não verbal, que engloba postura, gestos, olhares, faces, vestimenta… Reconhece que poderia aproveitar melhor esses recursos que estão à disposição literalmente para contribuir para o sucesso da sua comunicação;

-Está conseguindo manter sua pontualidade nas reuniões. Aqui é importante enfatizar que pontualidade é primordial, transmite respeito e compromisso com as pessoas e o assunto;

-Sente-se inseguro na função que desenvolve para empresa, estando insatisfeito com sua performance.

Seja qual for sua análise de cada item mencionado, agora, foque na solução: é possível construir uma jornada por meio da qual enaltecemos as competências relevantes para o seu crescimento na carreira.