Técnicas de Persuasão:

Podemos definir persuasão como sendo uma estratégia comunicativa que tem como objetivo o convencimento da outra parte para que ela aceite uma ideia, realize uma determinada ação, adote um comportamento desejado, dentre outras possibilidades.

Podemos compreender a ideia de persuasão dentro de um nicho mais específico, como o no universo corporativo, onde se utiliza técnicas de persuasão para realizar vendas ou fechar acordos mais benéficos para a empresa.

A importância da persuasão

Qualquer profissional, independente de sua área de atuação, pode desenvolver a capacidade de persuadir pessoas e de convencer qualquer um de que sua ideia, ou a sua proposta ou a sua sugestão é a mais adequada para aquela situação específica.

Desta forma a persuasão se mostra uma importante arma para qualquer profissional utilizar em seu ambiente de trabalho, para conseguir benefícios para a empresa ou melhorias para a sua vida, como um aumento, uma promoção ou por melhores condições de trabalho.

No setor de vendas, onde as técnicas de persuasão são fundamentais para uma empresa ganhar mercado e ser bem sucedida, estudar e conhecer todas as estratégias de convencimento é um dos grandes diferenciais profissionais.

Conseguir um sim do cliente, ou fechar um grande acordo com um fornecedor acaba sendo consequência também de um trabalho eficiente de convencimento.

Principais técnicas de persuasão

As técnicas de persuasão existem para serem usadas em todos os setores sociais, no campo pessoal e no campo profissional. Entretanto, vamos focar bastante em estratégias de convencimento para serem usadas no setor empresarial, como na área de vendas.

Expressão corporal correta impacta positivamente

Sabemos o poder que a linguagem corporal exerce sobre as pessoas. Às vezes não dizemos nada, mas aquela postura específica já expressa irritação, frustração, preguiça ou impaciência. Dentro do mundo das vendas, é preciso usar as técnicas de linguagem corporal a seu favor.

Demonstre conhecimento sobre o tema

Pode parecer básico, mas é essencial que você entenda sobre o tema que está abordando com a outra parte. Se você está querendo vender um carro para um cliente, então seu poder de convencimento estará relacionado a quanto de conhecimento você possui sobre carros e sobre a experiência de direção. 

Quanto mais argumentos técnicos e objetivos você utilizar, mais confiança você vai gerar, e aí o caminho está livre para que você parta para a fase final do negócio, com os detalhes financeiros da compra.

Exercite a escuta ativa e saiba ouvir as pessoas

A pessoa que sabe escutar de maneira estratégica consegue persuadir com mais eficiência que aquele que somente finge escutar. Quando você exercita a escuta ativa, que é baseada na compreensão e no cuidado ao ouvir o outro, você tem mais chances de entender as reais necessidades da outra parte.

Quando você lida com vendas, por exemplo, ao exercer a escuta ativa, se consegue a proeza de perceber que aquele cliente deseja algo que nem ele sabe ainda.

Exercite a técnica da prova social

As pessoas se veem sempre no espelho das outras. Essa é uma das ideias mais básicas dentro da psicologia social. Então quando você invoca a opinião de terceiros, seja pessoas famosas e influenciadoras, ou não, você está utilizando uma arma poderosa de persuasão.

Use a técnica da autoridade

Você certamente já deve ter visto uma propaganda de creme dental que destaca o fato que dentistas recomendam o uso do produto. Essa técnica usada é uma das mais interessantes e eficientes, e é complemento da técnica da prova social.

Utilizar o discurso de autoridade para vender uma ideia, um produto ou um serviço tende a gerar bastante confiança na outra parte.

Seja flexível

Uma técnica bem eficiente de persuasão é a da flexibilidade. Seja no setor de vendas, ou em outros, se você passa para o interlocutor que você tem disposição para ajustar suas ideias ou a sua abordagem de acordo com as necessidades ou das ideias dele você acaba ganhando confiança e empatia por parte da outra pessoa.

Vimos aqui que a capacidade natural de convencimento aliada ao uso de técnicas de persuasão transforma qualquer profissional em alguém muito desejado no mercado de trabalho.

Persuadir alguém é uma ação que tende a ser estratégica em todos os setores da vida, e por isso entender as técnicas e conhecer todas as suas possibilidades de uso só gera benefícios.

No mundo corporativo, entretanto, saber persuadir significa muitas vezes ter sucesso no trabalho ou fazer o seu negócio prosperar.